domingo, 25 de maio de 2014

Verbas da PAC permitiram atenuar efeitos da crise em Portugal


As verbas canalizadas pela Política Agrícola Comum (PAC) permitiram atenuar os efeitos da crise económica no setor em Portugal, que representa 11% do emprego, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.

"A injeção de recursos públicos nos setores agrícola e florestal teve efeitos multiplicadores importantes e desempenhou um papel importante na atenuação dos efeitos da crise económica em Portugal", segundo Bruxelas.
 
Entre 2007 e 2013, a PAC investiu "mais de 8,3 mil milhões de euros nos setores agrícola e rural em Portugal", segundo os dados de Bruxelas, e de 2014 a 2020 as verbas destinadas ao país são de cerca de 8 mil milhões.
 
As áreas prioritárias nos próximos sete anos são o emprego, sustentabilidade, modernização, inovação e qualidade, sublinhando a Comissão Europeia que, no quadro anterior, se investiu na estabilização do rendimento dos agricultores e também na modernização da produção.
 
O setor primário português representa 2,4% da economia nacional e 11% do emprego, números que estão acima da média europeia (1,7% e 5,2%, respetivamente).
 
Considera Bruxelas que a indústria agroalimentar teve uma evolução positiva, especialmente nas exportações.
 
As frutas são a principal produção agrícola em Portugal (21,3%), seguindo-se os legumes (19,1%), leite (12,8%), porcos (9,9%) e aves de capoeira (8,2%).
 
Fonte: RTP
Publicada: 13-05-2014 08:00

Sem comentários:

Enviar um comentário