sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mogadouro cria centro interpretativo do mundo rural

 29-05-2014 
  
A câmara de Mogadouro vai investir cerca de 900 mil euros na criação de um Centro Interpretativo do Mundo Rural (CIMR) para permitir aos alunos das escolas um melhor conhecimento das tradições agrícolas nordestinas.
 
O futuro equipamento chegou a estar programado para ocupar um edifício que no passado albergou uma dependência bancária situada no centro da vila, entendendo o actual executivo municipal fazer a sua transferência para o Parque Urbano da Ribeiro do Juncal que se encontra em fase de construção.
 
«Quando chegamos à câmara, entendemos que este não seria o melhor local. Já estava em fase de execução do parque urbano e faria todo sentido ali instalar o novo equipamento de forma a alavancar este novo espaço», explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara, Evaristo Neves.
 
De acordo com a autarquia, o novo equipamento será dotada de uma forte componente multimédia, o que permitirá, com o recurso às novas tecnologias, fazer do espaço uma referência no seio da comunidade escolar.
 
«Com o CIMR, queremos colocar Mogadouro nas rotas das visitas de estudo dos alunos das escolas de vários pontos da região e do país», acrescentou. O novo centro interpretativo vai ter a orientação técnica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entidade com a qual o município já estabeleceu um protocolo para o efeito.
 
«Como o centro é composto por uma forte componente multimédia e outras tecnologias, o conteúdo poderá ser alterado ciclicamente, o que é uma vantagem para quem visite o espaço», frisou.
 
O futuro equipamento ficará situado no parque urbano do Juncal que vai custar 1,3 milhões de euros. Será, ao mesmo tempo, a porta de entrada sul na Rota da Terra Fria que engloba, para além do concelho de Mogadouro, os de Miranda do Douro, Vimioso, Bragança e Vinhais.
 
Os acessos ao local são feitos através de uma estrada construída recentemente e que liga o Pontão ao IC5 e através das ligações ao complexo desportivo local, o qual está situado nas imediações.
 
Fonte: Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário