quinta-feira, 29 de maio de 2014

Produtor português lança vinho com pegada de carbono reduzida


OJE 2014/05/27 20H53
O produtor de vinhos do Baixo Alentejo Henrique Uva/ Herdade da Mingorra desenvolveu um vinho com uma pegada de carbono menor do que a de um vinho comum.
  
Share on emailEnviar artigo por emailShare on printImprimirShare on favoritesPartilhar
Segundo refere o produtor, o vinho «tem uma garrafa mais pequena e mais leve do que o normal para o seu segmento, um rótulo e contra-rótulo em papel reciclado, e uma rolha de cortiça natural com certificação FSC». O projeto de desenvolvimento do "Imaginem" apresenta algumas soluções e práticas culturais inovadoras que têm como objectivo reduzir e mitigar os gases de efeito de estufa decorrentes da prática vitivinícola.

O primeiro vinho português com certificação PAS 2050:2011

O "Imaginem" é o primeiro vinho a obter, em Portugal, a certificação PAS 2050:2011 no âmbito da pegada de carbono e serviços. A PAS 2050 é uma norma internacional que regulariza metodologias para avaliação de emissões de gases de efeito de estufa, ao longo do ciclo de vida de um bem ou serviço, permitindo evidenciar a pegada de carbono resultante da sua produção. Foi auditado pela entidade certificadora DNV - Det Norske Veritas.

O pioneiro "Imaginem" «é um vinho especial e distinto, com aroma a frutos maduros, de sabor concentrado e prolongado, que estagiou em madeira. A sua produção, com menos recursos e mais engenho, torna-o uma experiência única e sustentável, registando uma pegada de carbono significativamente menor do que a de um vinho comum», esclarece o produtor da Trindade, Beja.

Sem comentários:

Enviar um comentário