domingo, 25 de maio de 2014

O papel cada vez mais importante das cooperativas na aquisição dos factores de produção

Maio 19
12:56
2014

Numa intervenção em Berlim, no Business Forum, o Presidente do COGECA, Christian Pées, realçou o papel fundamental das cooperativas europeias, para que os agricultores possam ter acesso aos factores de produção aos melhores preços.

O apoio dado aos agricultores pelas cooperativas, tem contribuindo para aumentar a competitividade do sector e responder à crescente procura de produtos alimentares, respondendo aos desafios ambientais.

As cooperativas de venda de factores de produção têm conhecido, nos últimos anos, na Europa, um forte crescimento, aproveitando as oportunidades que o mercado mundial lhes proporciona ao comprar em bloco grandes quantidades. É previsto que, nos próximos anos, estas cooperativas entrem noutros ramos de negócio.

Em Portugal, ainda existe, por vezes, alguma retracção a este sistema, mas cada vez mais os agricultores tentam comprar em grupo, com casos de grande sucesso, como, por exemplo, de um grupo de suinicultores que passou a comprar os medicamentos em grupo, fazendo os preços descer mais de 50%.

Sem comentários:

Enviar um comentário