sexta-feira, 30 de maio de 2014

Assembleia da República: PCP questiona Governo sobre o «novo atraso no pagamento aos laboratórios das Organizações de Produtores Pecuários»



O Grupo Parlamentar do PCP entregou na Assembleia da República uma Pergunta em que solicita ao Governo que lhe sejam prestados esclarecimentos sobre o «novo atraso no pagamento aos laboratórios das Organizações de Produtores Pecuários», Pergunta que se passa a transcrever.
Destinatário: Ministério da Agricultura e do Mar

No decorrer do ano de 2013 o Grupo Parlamentar do PCP insistiu junto do governo para a importância dos pagamentos atempados aos laboratórios das OPP/ADS. As situações relatadas prendiam com o incumprimento por parte da DGAV da legislação do IVA, uma vez que impedia as organizações de facturarem as análises realizadas, inclusivamente contrariando a legislação do IVA que obriga a que essa facturação seja efectuada no prazo de cinco dias úteis.

A situação que chegou com mais veemência à Assembleia da República foi a da UADS – União das ADS e Organizações Agropecuárias do Centro, que no passado ano só em Outubro teve orientações da DGAV para faturar o mês de Fevereiro. A senhora Ministra e o senhor Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, em audição na comissão de Agricultura e Mar, não negaram este procedimento ilegal.

Novamente este ano o problema volta a repetir-se uma vez que já estamos no final de Maio e ainda não foram facturados quaisquer valores de análise referentes a este ano porque a DGAV mantém o mesmo procedimento não "autorizando" a facturação mensal do serviço prestado com regularidade.

As instituições desesperam com o atraso nos pagamentos, mas também com o incumprimento da legislação por parte do Estado Português. Na nossa perspectiva com toda a razão.

Posto isto, com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Agricultura, o seguinte:

1. Por que mantém a DGAV este procedimento ilegal?

2. Por que está a impedir os laboratórios das OPP de procederem à facturação?

3. Quando começará o ministério a pagar as dívidas por esta prestação de serviços?

4. Qual o volume de dívidas da DGAV aos laboratório das OPP dos anos de 2013 e 2014?

Palácio de São Bento, terça-feira, 27 de Maio de 2014

Deputado(a)s

JOÃO RAMOS (PCP)

Fonte:  Grupo Parlamentar do PCP

Sem comentários:

Enviar um comentário