terça-feira, 27 de maio de 2014

DAI equaciona investir 75 milhões no Alqueva


26 Maio 2014, 12:05 por Isabel Aveiro | ia@negocios.pt, João Carlos Malta | joaomalta@negocios.pt

O grupo italiano DAI poderá voltar a produzir açúcar de beterraba em Portugal. Em causa está uma nova unidade nas terras irrigadas do Alqueva.

"Está a ser equacionada" a volta à produção de beterraba sacarina em Portugal, avançou esta segunda-feira, 26 de Maio, José Salema, presidente da EDIA. O responsável da empresa pública avançou, durante o seminário "Investir no potencial agrícola do Alqueva", que o que está em causa é uma fábrica, da DAI - Sociedade de Desenvolvimento Agro-Industrial, de produção de açúcar a partir de beterraba, que a concretizar-se, implica um investimento de 75 milhões de euros, contabilizou. 
 
A DAI, recorde-se, tem uma unidade fabril em Coruche, concebida inicialmente para a produção de açúcar a partir de beterraba. O que aconteceu até 2008, quando a empresa de origem italiana chegou à conclusão que a cota atribuída por Bruxelas a Portugal não era economicamente rentável. Decidiu, desde então, fazer a extracção de açúcar através de cana sacarina, reconvertendo a unidade industrial, e por isso pondo fim à única fábrica de beterraba então existente no País. 
 
No evento que decorre esta segunda-feira no Museu do Oriente, José Salema mencionou ainda outro investimento potencial, desta feita de um grupo árabe, para a produção de luzerna, leguminosa utilizada na alimentação animal. Segundo o gestor, o grupo, cujo nome não identificou, tem "uma intenção concreta" de analisar um investimento na zona do Alqueva, até porque esteve "duas semanas a fazer análise de solos" na zona. 
 
"Com projectos destes", explicou José Salema, referindo-se aos dois casos avançados esta manhã, "não é muito difícil chegar a 300 ou 400 milhões de euros de investimento" nos "próximos anos" na região irrigada do Alqueva. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Importante ventilar a forma como Portugal foi, e continua sendo, tolhido em sua expansão por obra dos incompetentes de Bruxelas, sim porque ali também tem incompetentes e maldosos favorecendo os donos do capital europeu em detrimento das nossas aptidões e das nossas potencialidades.
Podemos fazer isso sem a submissão que nos humilha.
Já tivemos muito açúcar de beterraba sem a ingerência dos boyzinhos de Bruxelas.
Não queremos favoritismos.
Queremos dinheiro honesto que não vergue a altivez de ser Português.
Fora com os euros maliciosos e fora com os sequazes infiltrados no governo que tudo fazem para a submissão vergonhosa a Bruxelas.

Enviar um comentário