terça-feira, 27 de maio de 2014

Vinho tinto faz bem aos dentes


     
Joana Marques Alves Joana Marques Alves  | 23/05/2014 11:32:24 10359 Visitas   
 Vinho tinto faz bem aos dentes
Chegaram mais boas notícias para os apreciadores de um bom copo: Um estudo divulgado pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry, e citado pelo Daily Mail, conclui que o vinho tinto ajuda a proteger os dentes. A investigação mostra que a semente das uvas usadas para produzir esta bebida serve de auxílio no combate ao aparecimento de cáries.

Os investigadores afirmam que esta descoberta pode levar ao desenvolvimento de produtos naturais de combate a problemas dentários.

A líder da investigação Maria Victoria Moreno-Arribas, do Concelho Nacional de Investigação espanhol, explica que as doenças dentárias são das mais comuns em todo o mundo – cáries, problemas nas gengivas e perda de dentes afectam entre 60 e 90 por cento da população mundial.

Os problemas surgem quando certos tipos de bactérias se alojam na boca, juntam-se e formam um grupo de microrganismos perigoso e difícil de matar. Esta comunidade de bactérias começa a formar um ácido que destrói os dentes. Lavar os dentes, usar uma boa pasta de dentes e bochechar como deve ser são algun dos métodos que ajudam a desacelerar o crescimento desta praga, mas os efeitos são limitados.

Os investigadores fizeram várias experiências e percebram que o extracto das sementes destas uvas ajudam a 'acalmar' o crescimento destas bactérias, o que os levou a concluir que, com esta acção, é possível prevenir o aparecimento de cáries.  


Sem comentários:

Enviar um comentário