quinta-feira, 5 de junho de 2014

AGROVETE apresentou novas variedades de trigo de qualidade, resistentes à nova estirpe de ferrugem amarela e do agrado da produção e indústria

Um dos campos de trigo visitados – variedade HYSTAR. Foto: Agrovete


Realizou-se no passado dia 23 de Maio o dia de Campo de cereais da AGROVETE. A apresentação - que contou com toda a equipa AGROVETE - realizou-se em diversos campos de cultivo na região envolvente de Beja, tendo contado com a participação de cerca de 150 agricultores oriundos de diversas regiões.

Nos diversos campos visitados foram apresentadas as variedades de modernos trigos de qualidade para as futuras campanhas. Estas variedades, resistentes à nova estirpe de ferrugem amarela, são do agrado quer da produção quer da indústria.

O evento teve início na Quinta da Saúde onde foi possível observar o ensaio de regadio de variedades de trigos híbridos e convencionais realizado pela Universidade de Beja.

Em seguida teve lugar a visita ao ensaio de campo da ANPOC onde foi possível observar as variedades AGROVETE candidatas à LVR (Lista de Variedades Recomendadas). No percurso até à Herdade da Chaminé - onde se observou a produção de semente - foi possível ver diversos campos de produção e multiplicação de diversas variedades AGROVETE.

Durante as diversas visitas, a equipa técnica AGROVETE realçou a importância da semente certificada produzida em Portugal na qualidade do produto final, bem como a evolução das produtividades e das resistências ao longo dos anos. Não menos relevante é a importância da organização dos agricultores não só para a comercialização das suas produções, como é o caso da LVR - com cada vez mais destacada importância -, mas também para ensaiarem e testarem a eficiência dos factores de produção utilizados. Nunca é demasiado realçar a importância da correcta escolha dos factores de produção mais adequados para as condições edáfo-climáticas individuais.

Foi ainda possível apresentar um ciclo de conferências subordinado ao tema "Valor acrescentado na produção de cereais", com a intervenção de Pedro Manoel (Atalaya) da ANPOC, José das Dores do Instituto Politécnico de Beja e Odete Mestre da AGROVETE.

O evento terminou com um agradável almoço convívio realizado no Monte da Chaminé, com a participação do nosso accionista Dr. Pedro Ferraz da Costa que manifestou a sua confiança no futuro da agricultura nacional e da actividade da AGROVETE – comercialização e multiplicação de sementes certificadas e equipamentos agro-pecuários.

Sem comentários:

Enviar um comentário