quinta-feira, 5 de junho de 2014

ÁGUA: O recurso mais básico mas também o mais essencial


4 DE JUNHO DE 2014 AGROTEC PUBLICAR UM COMENTÁRIO

Calcula-se que o mundo contém cerca de 1.400 milhões de km3 de água. Apenas 0,003% desta enorme quantidade, cerca de 45.000 km3, são os chamados "recursos de água doce": a água que teoricamente pode ser utilizada para beber, higiene, agricultura e indústria. Porém nem toda esta água é acessível. Por exemplo, as inundações sazonais tornam difícil que se possa reter a água antes que esta flua até rios remotos.

De facto, apenas cerca de 9.000 a 14.000 km3 estão disponíveis a nível económico para o uso humano: uma simples colher de chá numa banheira, se compararmos com a quantidade total da Terra. Com uma população em rápido crescimento, teremos água suficiente para sustentar a vida humana? Ainda por cima, a quantidade não é o único problema: a qualidade do fornecimento de água também é importante.

Sabia que?

A agricultura é, destacadamente, o maior utilizador de água, com quase 70% do consumo total, e até 95% em alguns países em desenvolvimento.

Em média, a água necessária para os cultivos ascende a 1500 m3 por tonelada de cereal colhido. Dito de outra forma, são precisas 1,5 tn de água para produzir 1 kg de cereais.

Uma pessoa necessita entre 2 e 4 litros de água potável por dia. Contudo, são necessários cerca de 3.000 litros de água para produzir os alimentos que uma pessoa consome por dia.

A água é importante para a segurança alimentar, que se define como o acesso regular das pessoas a alimentos suficientes e de boa qualidade para levar uma vida ativa e saudável. Este conceito é especialmente compreendido nos países em desenvolvimento.

Sabia que?

A seca é a causa individual mais comum da grave escassez de alimentos nos países em desenvolvimento.

Apenas nos países em desenvolvimento serão necessários 103.000 milhões de dólares americanos por ano para financiar o tratamento e saneamento de águas residuais até 2015.

Em 2011, 758 milhões de pessoas não utilizavam uma fonte de água potável de qualidade e 2.500 milhões de pessoas não usufruíam de um saneamento adequado.

O direito à alimentação não é negociável. Alimentar a crescente população e reduzir a fome só será possível se os rendimentos agrícolas puderem aumentar de forma significativa e sustentável.

Grande parte da água do planeta é utilizada para a agricultura, por isso, é evidente que melhorar a gestão de água nos usos agrícolas é um fator chave para alcançar a segurança alimentar mundial.

- A FAO calcula que a crescente população mundial necessitará de mais 60% da quantidade total de alimentos para 2050, em comparação com 2006. Nos últimos 30 anos a produção de alimentos aumentou em mais de 100%.

- Nos próximos 35 anos espera-se que 70% do aumento da produção de cerais provenha de regadio.

- A FAO estima que a produção de alimentos de regadio aumentará 8% em 2050, mas a quantidade de água utilizada pela agricultura aumentará apenas 10%, graças à melhoria nas práticas de rega.


Sem comentários:

Enviar um comentário