sexta-feira, 6 de junho de 2014

Evolução positiva do comércio de frutas e hortícolas entre Espanha e Portugal

 05-06-2014 
 


 
O comércio de frutas e hortícolas entre Espanha e Portugal demonstra um crescimento notável, tanto no que diz respeito à exportação espanhola para Portugal, como a importação de Espanha.
 
Nos últimos cinco anos, a exportação de Espanha para Portugal aumentou cerca de 43 por cento, com um total de 377,8 milhões de euros, e a importação cresceu 50 por cento no mesmo período, situando-se nos 84,5 milhões de euros.
 
Do total de frutas e hortícolas exportadas em 2013 por Espanha para Portugal, 249,1 milhões de euros corresponde a frutas e 128,7 milhões a produtos hortícolas. As principais frutas exportadas são abananas e uva e batatas e tomates, em hortícolas.
 
Em relação às importações em 2013, um total de 42,9 milhões de euros correspondem a frutas e 41,5 milhões a hortícolas. As principais frutas importadas por Espanha procedentes de Portugal são a laranja e o kiwi, enquanto as hortícolas são a batata e o tomate, este último, sobretudo para transformação.
 
Comparando apenas o ano de 2013 com 2012, a exportação espanhola para Portugal cresceu cerca de 20 por cento e a importação 50 por cento. Em 2014, no primeiro trimestre, a exportação de Espanha para Portugal registou um total de 86,2 milhões de euros, o que supõe mais quatro por cento que no primeiro trimestre de 2013, segundo os últimos dados actualizados da Direcção -Geral das Alfândegas do Ministério da Economia, processados pelo FEPEX.
 
As compras espanholas de frutas e hortícolas a Portugal no primeiro trimestre ultrapassaram os 14 milhões de euros, mais nove por cento em relação ao período entre Janeiro e Março de 2013.
 
Portugal é também um dos países presentes na feira internacional de frutas e hortícolas, a Fruit Attraction, desde as primeiras edições, onde participa com um stand próprio organizado pela Portugal Fresh, que agrupa as empresas nacionais, para além de ser um dos países que contribui com o maior número de visitantes para a feira, que este ano decorre entre os dias 15 e 17 de Outubro, em Madrid.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário