domingo, 1 de junho de 2014

Coruche recebe Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça



by João Baptista on 30 de Maio de 2014 em Últimas

A FICOR – Feira Internacional da Cortiça tem como destaque esta sexta-feira  o 1º Congresso da Fileira do Sobreiro e da Cortiça subordinado ao tema "Visão de Futuro para a Fileira da Cortiça" decorre no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, das 9h30 às 17h, e contará com a presença da ministra da Agricultura Assunção Cristas.

O congresso é organizado pela Filcork (Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça ) e tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o Futuro da Fileira da Cortiça, assumindo-se como o espaço privilegiado para o debate aberto e construtivo entre os diferentes agentes da fileira, sendo também o momento de apresentação dos principais resultados da operação cofinanciada pelo Programa INALENTEJO "Programa de Valorização da Cortiça no Alentejo".

Pelas 15h será assinado o Acordo de Cooperação para o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça (CCSC), pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas. O CCSC terá como missão promover o desenvolvimento da fileira da cortiça portuguesa pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento. Deste centro fazem parte das seguintes entidades: Associação para a Competitividade da Industria da Fileira Florestal (AIFF); Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça (FILCORK); Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR); Câmara Municipal de Coruche (CMC); Centro Tecnológico da Cortiça (CT Cor); Companhia das Lezírias, S.A. (CL); Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária (INIAV); Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa (ISA); União da Floresta Mediterrânica (UNAC); Universidade de Évora (UE); e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD).

"Numa altura em que a cortiça tem o seu maior momento de notoriedade internacional, tenho uma forte expectativa para que o debate possa apontar caminhos e novos desafios para a nossa fileira, fortalecendo a cooperação entre todos os estádios, parceiros institucionais e também o próprio governo", refere João Rui Ferreira, presidente da Filcork.

Sem comentários:

Enviar um comentário