sábado, 7 de junho de 2014

Comércio hortofrutícola entre Portugal e Espanha regista evolução positiva


5 DE JUNHO DE 2014 AGROTEC PUBLICAR UM COMENTÁRIO

portugal espanhaPortugal aumentou as exportações para o país vizinho, mas continua com a balança comercial deficitária.

O comércio hortofrutícola entre Portugal e Espanha aumentou consideravelmente, quer na importação de produtos espanhóis, com um crescimento nos últimos cinco anos de 43%, totalizando 377,8 milhões de euros, quer na exportação para Espanha, com um aumento de 50% no mesmo período, situando-se em 84,5 milhões de euros.

Do total de frutas e hortícolas importadas por Portugal, um total de 249,1 milhões de euros corresponde a frutas e 128,7 milhões de euros correspondem a hortícolas. Os principais frutos importados são banana, uva e morango e em vegetais é a batata e o tomate.

Relativamente às exportações em 2013, um total de 42,9 milhões de euros correspondeu a frutas e 41,5 milhões de euros a hortícolas. Os principais frutos exportados para Espanha foram o laranja e o kiwi e os principais vegetais o tomate – especialmente para transformação – e a batata.

Comparando exclusivamente o ano de 2013 com 2012, a exportação espanhola para Portugal cresceu 20% e a exportação portuguesa para Espanha apenas 5%.

Em 2014, no primeiro trimestre, a exportação espanhola para Portugal situou-se nos 86,2 milhões de euros, mais 4% do que o período homólogo de 2013, segundo os dados atualizados da Direção -Geral das Alfândegas do Ministério da Economia, processados pelo FEPEX.

Relativamente à exportação portuguesa para Espanha no mesmo período de 2014, esta chegou a 14 milhões de euros, mais 9% do que no período homólogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário