sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sumol avisa que tem uma estratégia clara para reforçar a liderança

Marca assume os efeitos da crise e do mau tempo, mas acredita que não é a chegada da Blue que a vai destronar


Ana Rita Martins, gestora de marketing dos Refrigerantes & Águas Sumol+Compal
05/06/2014 | 10:25 |  Dinheiro Vivo
É uma das marcas mais queridas dos portugueses. O segredo: ser uma bebida original. Se a crise não a destronou, não é a chegada de um novo concorrente, a angolana Blue, que a assusta. A marca faz 60 anos e fala na estratégia para reforçar a liderança.
"Mais do que uma bebida, Sumol desperta emoções e desafia os consumidores, acima de tudo, a serem originais", começa por definir Ana Rita Martins, gestora de marketing da área de Refrigerantes & Águas da Sumol+Compal.
Mesmo em crise? "O mercado português de bebidas de alta rotação sofreu uma contracção do consumo privado, consequência da situação económica do país e do agravamento da fiscalidade dirigida ao sector das bebidas e da restauração", explica a responsável. Contudo, a "Sumol conseguiu, neste enquadramento negativo, reforçar a sua liderança na categoria das bebidas de fruta com gás", destaca.
E o primeiro trimestre do ano não foi diferente. Além do efeito negativo do agravamento do IVA em várias categorias de bebidas e à restauração, as condições climatéricas foram também prejudiciais ao negócio, aponta Ana Rita Martins, acrescentando que a Sumol conseguiu, no entanto, aumentar vendas. Só não diz quanto.
Com a chegada de novas marcas ao mercado, caso da angolana Blue (distribuída pelo grupo Delta), a Sumol avisa que tem uma estratégia clara que visa reforçar a liderança. "Temos um plano de actividades robusto assente nos 60 anos da marca e que passa não só por uma nova campanha de publicidade, mas também por um programa de activação junto dos consumidores", diz a gestora da marca da Sumol+Compal.
Mas nesta estratégia há um marco importante: 2010, quando a Sumol iniciou uma nova etapa, uma nova história que começou com o manifesto e marcou uma mudança na comunicação da marca, procurando-se reforçar o elo emocional com os consumidores em torno de uma mensagem mais universal - "Mantém-te Original" - e transversal a um target mais alargado.
"A marca Sumol fala por isso para todas as gerações, dos 7 aos 77. Mais do que a idade, Sumol fala com todos os 'jovens de espírito', sejam aqueles que ainda não sabem o que é a vida adulta, ou aqueles que lhe ousam resistir", explica Ana Rita Martins.
Para dar continuidade a este espírito, a Sumol lança agora a campanha "60 anos, 1 verão", que junta todos os verões de há 60 anos num verão único, contínuo e original. Pegando neste espírito, a Sumol envolveu alguns dos seus colaboradores que, através de fotografias suas e de promessas, deram a cara em alguns suportes de comunicação interna.
Ler mais: Sumol lembra-nos as promesas que fizemos nos verões passados
A Sumol continua ainda a apostar no Sumol Summer Fest, que se realiza nos dias 26, 27 e 28 de junho, e no surf e bodyboard. Por outro lado, promete Ana Rita Martins, este ano vai haver novidades nas Festas de Lisboa, associados aos 60 anos da marca e ainda ativações que certamente irão surpreender os fãs de Sumol.

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