quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A Europa está a desenvolver esforços no uso racional da água e energia: uma rede inteligente para a gestão da rega

WEAM4i Reunião Anual 
20 - 22 Outubro 2014 
Lisboa, Portugal


O sector agrícola é responsável por 30% do uso total de água na Europa, chegando aos 70% no uso total de água em vários países do Sul da Europa. Nos últimos anos, a maioria dos esforços têm sido focados na eficiência da água sem ter em conta os aspectos da energia resultando, em alguns casos, num aumento significativo do consumo de Eletricidade.

WEAM4i (Water and Energy Advanced Management for Irrigation) é um Projecto Europeu co-financiado pela União Europeia no âmbito do 7.º Programa-Quadro, com um orçamento de 7,6 M€ e uma duração de 42 meses, com início a 1 de Novembro de 2013. O Consórcio WEAM4i, liderado por Meteosim e ADASA Sistemas, é formado por 17 membros de cinco países europeus: Espanha, Alemanha, Portugal, Holanda e França.

WEAM4i irá responder ao desafio acima mencionado, através da melhoria da eficiência do uso da água e da redução dos custos de exploração dos sistemas de rega em pressão. O objectivo é desenvolver uma rede inteligente de gestão da rega que actuará de forma interactiva e integrada no uso racional da água e da energia.

Os resultados obtidos serão testados e avaliados em três regiões da União Europeia abrangendo uma grande variedade de culturas, recursos hídricos e mercados energéticos: Aragão (Espanha), Baixa Saxónia (Alemanha) e Alentejo (Portugal).

Entre os dias 20 e 22 de Outubro de 2014, o Consórcio WEAM4i realizará uma reunião em Lisboa, onde os participantes vão discutir o progresso do projecto e as actividades planeadas, com a presença de ilustres convidados portugueses:

• Pedro Teixeira – Director-Geral da Direcção Geral de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, DGADR,
• António Campeã da Mota – Director dos Serviços de Regadio da DGADR,
• Manuela Matos – Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, APA,
• Manuel Bóia – Coordenador de Direcção da Agência para a Energia, ADENE,
• João Paulo Calau – Director da Direcção de Auditorias da ADENE, e
• José Costa Gomes – Director do Departamento de Planeamento e de Economia da Água, EDIA
Além da reunião geral e discussão dos trabalhos, os participantes irão visitar os dois locais de demonstração do projecto situados nos perímetros de rega da ABORO - Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas (Ferreira do Alentejo) e da ABRoxo - Associação de Beneficiários do Roxo (Aljustrel), onde terão a oportunidade de conhecer os sistemas de distribuição e transporte de água para rega, as barragens, estações elevatórias, o perímetro de rega onde se localizam as explorações de demonstração e terão a oportunidade de falar, em pessoa, com os técnicos e os agricultores das Associações.

A sessão conta com a organização dos parceiros portugueses: FENAREG - Federação Nacional de Regantes de Portugal e AQUAGRI ACE - Empresa de serviços de consultoria e equipamentos de gestão de rega.

Fonte:  FENAREG

Sem comentários:

Enviar um comentário