quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ministra da Agricultura visita campos de tomate de Vila Franca de Xira afectados pelas intempéries

No passado dia 10 de Outubro a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, realizou uma visita aos campos de tomate de Vila Franca de Xira onde reuniu com agricultores e Organizações de Produtores de tomate.

A zona do Ribatejo foi uma das mais afectadas pelas chuvas fortes e persistentes que se têm sentido desde o dia 6 de Setembro. Os terrenos sobrecarregados de água impossibilitaram a entrada das máquinas para colherem o tomate maduro.

 De acordo com Assunção Cristas, estima-se que o prejuízo rondará 30% da plantação de tomate. A Ministra referiu ainda a importância dos sistemas de seguros de colheita nestas situações, referenciando que o capital segurado para este ano aumentou em 26% e os preços diminuíram em cerca de 25%.

Num sector tão importante para as exportações nacionais como o Agro-alimentar, e mais concretamente a indústria de tomate, Assunção Cristas sublinha que "quanto mais agricultores tiverem sistemas de seguros de colheita, seguramente que os preço de seguros vão ser mais baratos" salvaguardando os investimentos dos agricultores, a quem nesta tarde quis levar uma "palavra de ânimo e conforto".

Fonte:  Torriba

Sem comentários:

Enviar um comentário