sábado, 18 de outubro de 2014

Produtores da Península de Setúbal vão oferecer batatas em sinal de protesto

16/10/2014, 19:43
Partilhe    
Os produtores da Península de Setúbal vão distribuir batatas no Montijo, num sinal de protesto contra o baixo preço pago à produção nacional.


A oferta vai decorrer junto à entrada do espaço comercial do Fórum Montijo, ao final da manhã de sexta-feira
PEDRO COSTA/LUSA
Autor

Produtores da Península de Setúbal vão oferecer na sexta-feira batatas aos consumidores, numa ação que vai decorrer no Montijo em protesto contra o baixo preço pago à produção.

Uma delegação de produtores de batata vai primeiro deslocar-se à Zona Agrária da Península de Setúbal, também no Montijo, para entregar um documento que pretendem que chegue às mãos da ministra da Agricultura, Assunção Cristas. "Os produtores vivem uma situação preocupante. É inaceitável o preço da batata à produção, em que oferecem cinco ou seis cêntimos ao quilo, tendo também em conta o aumento dos custos para os produtores, em eletricidade, adubos ou gasóleo", disse hoje à Lusa Avelino Antunes, assessor da Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal (AADS).

O responsável explicou que se pretende discutir o assunto numa reunião com a ministra, referindo que a oferta de batatas aos consumidores visa alertar para a situação que o setor está a viver. "Vamos oferecer batatas, uma ou duas toneladas, porque os produtores entendem que, a este preço, é quase oferecer. Vamos também entregar um documento em que se explica a situação que os produtores vivem", defendeu.

A oferta vai decorrer junto à entrada do espaço comercial do Fórum Montijo, ao final da manhã de sexta-feira. "Esta situação conduz ao desaparecimento de muitos produtores e temos muitos que querem desistir. O que dizem é que a batata chega de Espanha a esse preço, de cinco ou seis cêntimos, mas é preciso ver quais são os custos de produção lá e a ajudas que têm", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário