quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Champanhe? Cuidado com estes sete erros

ANO NOVO
31/12/2014, 13:27

Quando o relógio estiver a cruzar a meia noite e a passagem de ano for iminente, é costume arrancar a corrida à garrafa de champanhe. Aqui ficam sete erros a evitar na altura de beber vinho espumante.

Festa da grossa. Está aí um novo ano, pronto a dobrar a esquina, e a dar uma desculpa para, festejando, entrar bem em 2015. O facto de o 1 de janeiro se mascarar de feriado também ajuda. Mesmo não querendo, a tradição ordena a que se descanse e, assim, dá mais uma desculpa para quem pretende passar a última noite do ano em farra e celebração. E os hábitos, mandões, impõem que um dos convidados da festa seja o champanhe.

Ele até costuma andar pela mão de todos. Assim que a meia noite começa a espreitar na esquina, o reboliço da passagem de ano arranca: reúnem-se copos, tiram-se as garrafas do frigorífico e juntam-se as pessoas. Depois é esperar que a hora oficialize a troca de ano, desejar saúde a quem está à volta e toca a beber o espumante. É tradição, sim. Mas também há regras por respeitar.

Ou devia haver. Pelo menos foi isso que o Huffington Post, com a ajuda de Elise Losfelt, enóloga da Moët & Chandon, escreveu quando deixou sete conselhos — e, ao mesmo tempo, sete erros que, por norma, se cometem — quando se opta por beber vinho espumante. E um deles até tem a ver com festa.

1. Os copos flauta

A tradição também parece mandar que um champanhe se beba num copo flauta. Ou seja, num que seja estreito e, no topo, alargue um pouco. Mas Elise Losfelt explicou ao site norte-americano que isso é errado. "Os copos com esta forma até sufocam os aromas e sabores", explica. O perfeito, garante, é um normal copo de vinho branco, que permite ao espumante respirar. Os outros só são bonitos para ver o soltar das pequenas bolhas de gás.

2. Só beber champanhe com iguais e "boa comida"

A passagem de ano até o acompanha de passas. Em outras ocasiões, porém, é normal que o champanhe só apareça em jantares de gala, nos quais a comida se una ao requinte. Mas o melhor mesmo é lembrar-se do vinho espumante quando à mesa também terá comida salgada e gordurosa, como frango, batatas fritas ou qualquer coisa vinda de um churrasco. Pelos vistos, é quando sabe melhor. É por isso que em Portugal se costume beber espumante a acompanhar salmão, que vai especialmente bem com espumante tinto.

3. Encher demasiado o copo

Aqui a culpa será do ímpeto. O aconselhável é preencher apenas um terço do copo com champanhe. Enche-lo significa que será mais fácil, e rápido, que a temperatura da bebida aumente. Ora o champanhe sabe melhor bem frio.

4. Abrir a garrafa de forma errada


O Huffington Post resume a arte da abertura em três pontos. E diz que, assim, não há maneira de errar: primeiro, coloque o polegar em cima da rolha, pressione; depois desenrole o arame que envolve a rolha e, por fim, com a outra mão, comece a desenroscar a garrafa da rolha, e não o contrário. Parece fácil, certo?

5. Guardar a garrafa tempo demais no frigorífico

À falta de uma adega ou cave, o melhor é ter uma garrafa de champanhe no sítio escuro e fresco. O interior do frigorífico apenas serve caso a garrafa seja para ser aberta passados três, quatro dias, no máximo. "Se a guardar durante semanas [no frigorífico] será problemático", explicou Elise Losfelt, pois lá "não há humidade" e, por isso, "a rolha acabará por secar". Se isto acontece, o "selo entre a garrafa e a rolha soltar-se-á" e "o champanhe oxidará mais rápido". E isto tudo é igual a perda de aromas.

6. Por onde se pega no copo

Voltamos à temperatura. Agora não tanto por causa da quantidade de líquido, mas do sítio onde se coloca a mão que pega no copo. Aconselha a especialista que se pegue no pé do copo, ao invés da taça. Porque, desse modo, a mão vai transmitir o calor do corpo para o copo. O que, lá está, ajudará a aquecer o champanhe — que não é o objetivo.

7. Champanhe só para as ocasiões especiais

Isto é coisa que não vem escrito no rótulo. Portanto, porquê guardar o espumante só para aniversários, passagens de ano ou celebrações? "Não pense demasiado sobre champanhe. Simplesmente, aprecie-o", defende Losfelt. E até disse mais: "Se neste momento tiver uma garrafa no frigorífico, não espere por uma ocasião especial. Verá que, ao abrir essa garrafa, será a ocasião especial a ir ter consigo." Por isso, toca a experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário