quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

The Telegraph elege rotas gastronómicas portuguesas



Terça-feira, 30 de Dezembro de 2014
The Telegraph elege rotas gastronómicas portuguesas
O Porto e a região do Douro são destacados pelo jornal como uma boa sugestão para a degustação de vinhos
O jornal britânico The Telegraph elegeu os quatro melhores percursos para experimentar a gastronomia portuguesa, no ano que aí vem. A rota, que incide sobre o Porto, o Alentejo e o Douro, inclui provas de vinhos, viagens gastronómicas e aulas de cozinha tradicional Portuguesa.


Conheça abaixo as sugestões da publicação britânica:

1. Rota do Douro: o The Telegraph recomenda uma viagem pelos conhecidos barcos Rabelos, para conhecer "o belo e o amplo Douro", e fazer também uma passagem pelas várias vinícolas da região, como por exemplo a Quinta do Seixo. Lamego é outra das regiões em destaque no jornal, juntamente com uma visita à fronteira com Espanha, antes do regresso ao Porto, "para algumas degustações de vinho memoráveis".

2. Porto: O Yeatman Hotel é recomendado pela publicação como uma escolha gastronómica acertada para as férias em Portugal, uma vez que se encontra situado acima das caves do vinho do Porto. As "magníficas vistas sobre o Douro para as fachadas mediavais coloridas" e a estrela Michelin que conquistou, garantem que o The Yeatman Hotel oferece aos seus clientes a possiblidade de provarem especialidades regionais como a sopa de marisco ou o polvo assado.

3. Alentejo: Em 2015, a região irá acolher mais uma edição do Alentejo Food & Wine Festival, que reúne os melhores restaurantes e produtores da região. A publicação destaca a degustação do famoso porco preto, as azeitonas e o queijo de ovelha típicos do local. O jornal sugere ainda uma tour gastronómica pela região, em especial por Marvão, para provar as castanhas e os cogumelos selvagens, bem como as migas de espargos (carne de porco preto com espargos cultivados no local) e o arroz de lingueirão com choco frito.

4. Ria Formosa: O jornal britânico sugere as "águas quentes" da Ria Formosa para a caça de marisco, como por exemplo amêijoas e mexilhões. Mas se preferir comprá-lo, o The Telegraph recomenda os mercados "barulhentos" de Olhão, descrita como uma "encantadora cidade caiada de branco". Aqui, a publicação sugere uma visita guiada pelo ria e pelas dunas da região. O The Telegraph recorda ainda o Festival Anual do Marisco que decorre em Olhão entre 9 a 16 de Agosto.

5. Aulas de culinária no Esporão: Com um tema diferente por dia, estas aulas têm a duração de 12 horas semanais, de forma a que o visitante tenha tempo para visitar "as cidades e aldeias locais famosas pela sua mármore, cerâmica e mobiliário pintado", bem como as vinhas da região onde se pode "aprender sobre as variedades de uvas portuguesas e como conjugar o vinho com as refeições". Nestas aulas, os alunos também poderão descobrir receitas tradicionais, como por exemplo de bacalhau.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário