quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feira do Porco de Boticas mantém preço dos enchidos para atrair mais visitantes

30-12-2014 

 
A Feira Gastronómica do Porco de Boticas, de 09 a 11 de Janeiro, mantém os preços do fumeiro e tem um menu de baixo custo para atrair mais visitantes, afirmou à Lusa o presidente da câmara.

Fernando Queiroga frisou que o certame tem 70 expositores, entre os especializados em enchidos e em artesanato, esperando-se que aquele município do distrito de Vila Real receba por essa altura 70 mil visitantes, portugueses e espanhóis, mais 10 mil do que na edição anterior.

Durante os três dias da feira, o autarca prevê a venda de 40 a 50 toneladas de fumeiro e um volume de negócios de 450 mil euros. «A feira nasceu para defender os interesses do mundo rural barrosão e a preservação, valorização e divulgação dos produtos da agricultura e pecuária local», afiançou.

Na opinião de Fernando Queiroga, o certame é uma "mais-valia" para o concelho porque traz dinamização económica e dá a possibilidade aos produtores de escoar o seu produto e angariar clientes.

O preço do fumeiro irá manter-se ao do ano anterior, dado o menor poder de compra dos visitantes. «Não faria qualquer sentido aumentar os preços praticados na feira, já que isso poderia ter reflexo no decréscimo do volume de vendas», frisou.

O número de restaurantes aumentou e apresentam um menu a um preço acessível (17,50 euros), com quatro iguarias da região, para atrair pessoas.

Uma das novidades da feira é a realização de `show cooking´ com a presença de chefes de cozinha que irão convencionar novos pratos com produtos tradicionais de Boticas.

Quanto ao número de produtores, Fernando Queiroga revelou que surgiram «muitos» interessados em participar, mas a autarquia não quer aumentar de forma significativa a quantidade de produtos à venda porque o «fundamental» é garantir a sua qualidade.

«Queremos que os produtos vendidos se mantenham num patamar elevado», afirmou. Acrescentando que «o veterinário municipal regista e acompanha todos os animais num controlo muito apertado para garantir a genuinidade dos enchidos».

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário