segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Japão: 42 mil frangos abatidos num só dia


     
29/12/2014 09:40:22 10 Visitas   
Shutterstock
Japão: 42 mil frangos abatidos num só dia
As autoridades japonesas ordenaram hoje o abate de cerca de 42.000 frangos no oeste do país, após a confirmação de um novo surto de gripe das aves, o segundo em menos de um mês.

Testes de ADN confirmaram a presença da estirpe H5 do vírus numa quinta na prefeitura de Miyazaki, na ilha de Kyushu, no sudoeste do país, depois de o proprietário ter reportado, este domingo, que várias aves de capoeira morreram repentinamente, informou o governo local.

As autoridades iniciaram hoje o abate e solicitaram às quintas localizadas num raio de dez quilómetros em torno da propriedade afectada para não transportarem as aves para fora daquela zona geográfica. 

Este caso surge cerca de duas semanas depois de o Governo ter ordenado o abate de aproximadamente 4.000 frangos numa outra quinta em Miyazaki, o primeiro surto de gripe aviária no Japão desde Abril.

Não há informações que indiquem com certeza uma eventual ligação entre o primeiro surto e o agora detectado, de acordo com o Ministério da Agricultura que indicou que mais testes à estirpe serão realizados por um instituto de investigação apoiado pelo Governo.

A segunda quinta situa-se a cerca de cem quilómetros daquela onde foi detectado o primeiro surto em meados deste mês.

Em Abril, cerca de 112.000 frangos foram abatidos em dois dias pela mesma razão, também no sudoeste do Japão.

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário