quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

É um lago? Sim, mas em vez de água está cheio de fezes e urina de porco


Um realizador enviou um drone para uma das maiores fábricas de criação de suínos dos Estados Unidos. As imagens que obteve são chocantes

30-12-2014 • Tânia Pereirinha

A Smithfield Foods é a maior produtora de carne de porco nos Estados Unidos e uma das maiores do mundo. A Murphy-Brown é uma das suas sub-empresas que, só no estado da Carolina do Norte, tem mais de duas mil fábricas - e não quintas, aponta o realizador Mark Devries - de criação de suínos. Foi sobre uma delas que o drone comandado pelo realizador/activista filmou as imagens chocantes a que o titulo alude.
 
"Os animais que comemos crescem dentro de fábricas gigantes escondidas pelo país. Desde 2012 que tenho secretamente trabalhado neste projecto para denunciar estas quintas-fábricas recorrendo ao equipamento de espionagem mais tecnologicamente avançado que existe: drones. Este vídeo dá apenas uma amostra daquilo que vi durante uns dias de filmagens", explica o autor do filme, de 4:45 minutos.
 
Aquilo que descobriu? Além de edifícios gigantescos e fechados onde crescem, alegadamente sem espaço para se virarem sobre si sequer, milhares de porcos, um lago, com o tamanho de quatro campos de futebol americano (são 439 metros de comprimento por 195 de largura), cheio de fezes e urina dos animais. "As consequências são desastrosas", diz o realizador, que entrevistou várias pessoas na zona. "Às vezes até animais mortos são atirados lá para dentro. As pessoas não podem sequer abrir as janelas, muito menos sair de casa."
 
Steve Wing, professor de Epidemiologia na Escola Gillings de Saúde Pública da Universidade da Carolina do Norte diz que as fábricas do género têm sido instaladas em zonas especialmente pobres e fala em "racismo ambiental". Também garante que já há estudos feitos sobre as consequências para a saúde desta proximidade: "Esta poluição está a afectar a pressão arterial das pessoas. Há mais casos de asma do que o normal, sobretudo entre as crianças, e nos adultos têm sido diagnosticadas várias doenças respiratórias". 
 
A Smithfield Foods não foi ouvida no filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário