sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Agricultores começam a apostar na venda directa dos seus produtos

Dezembro 16
09:12
2014

A notícia vem de Coimbra, onde alguns produtores começam a apostar na venda directa dos seus produtos ao consumidor, organizando entregas ao domicílio de cabazes contendo, sobretudo, legumes.

As entregas são feitas a dias fixos e os produtos são normalmente hortícolas perecíveis, que são apanhados na véspera, para chegarem directamente a casa do consumidor em óptimas condições, pois não passaram por nenhum processo de conservação.

Outra vantagem é que o consumidor passa a conhecer o produtor e, portanto, quem produz aquilo que vai comer, tem um rosto e está perfeitamente identificado.

Até ao momento, este sistema está a ser praticado por alguns pequenos produtores, mas está a ganhar cada vez mais aderentes por parte dos consumidores, pois a qualidade dos produtos é muito superior ao que encontram no supermercado e não pagam mais por isso.

Os produtores, por seu lado, e apesar de terem muito mais trabalho, conseguem uma remuneração mais correcta dos seus produtos e evitam a pressão da grande distribuição, que é sempre de baixar preços.

Outra vantagem é que os consumidores têm a certeza de que estão a comprar produto nacional e produzido localmente. A desvantagem deste sistema é que está limitado à produção sazonal e, portanto, não pode manter um abastecimento regular ao longo do ano dos mesmos produtos, o que, no entanto, não tem perturbado os consumidores.

Sem comentários:

Enviar um comentário