quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bruxelas lança reavaliação do uso de neonicotinóides


Junho 02
08:14
2015

A Autoridade Sanitária Europeia (EFSA) lançou um estudo de reavaliação do impacto dos neonicotinóides nas populações de abelhas.

Este estudo estava previsto depois dos condicionalismos ao uso de neonicotinóides em 2013. Neste estudo vai ser avaliado o impacto sobre as abelhas da Clothianidin, da Imidaclopride e do Thiametoxan.

A EFSA convidou todas as partes interessadas a apresentarem estudos que mostrem a interacção destes insecticidas, que são utilizados para desinfectar as sementes, e as colónias de abelhas.

Todas as respostas devem ser enviadas até ao dia 30 de Setembro e a partir desta base serão tiradas conclusões, avaliando o efeito deste produtos na criação das abelhas.

Entretanto, vigora a interdição parcial de utilização destas substâncias, que foi decretada em 2013.

Os agricultores querem alternativas, pois dizem que esta interdição está a ter efeitos negativos nas produtividades das culturas, sobretudo da colza, por falta de desinfecção das sementes.

Os produtores de alguns países pedem uma derrogação da proibição, com o argumento que, no momento em que utilizam o produto nas sementeiras, é na altura em que não há qualquer participação das abelhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário