quinta-feira, 4 de junho de 2015

Marca "100% Alto Minho" vai promover-se este ano em feiras na Galiza

03-06-2015 

 
A marca "100% Alto Minho", que pretende assumir-se como um «selo de qualidade» dos produtos endógenos daquela região vai este ano ser promovida na Galiza, disse fonte ligada à promoção.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) adiantou que a participação em certames a realizar até final do ano na Galiza surgiu a convite da Expourense, entidade responsável pela feira de exposições de Ourense.

«Esta é uma marca para crescer e afirmar-se no mercado nacional e internacional pela excelência e qualidade», afirmou Luís Ceia, adiantando que o objectivo da CEVAL é ainda marcar presença «em feiras nacionais, e na Europa, sobretudo em países onde existam fortes comunidades de emigrantes».

A marca "100 por cento Alto Minho" foi lançada pela CEVAL em 2012, com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, e da Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), para valorização dos recursos e potencialidades endógenas da região. Nesta altura, mais de uma centena de empresas já aderiram ao projecto, nos sectores agro-alimentar, artesanato e comércio tradicional.

Aquela marca esteve representada no último fim-de-semana, na primeira feira temática de produtos "100% Alto Minho", desde o fumeiro aos doces, aos produtos do mar e ao empreendedorismo.

O certame foi visitado por uma delegação de Ourense composta por representantes institucionais e empresariais, além de meios de comunicação social da região vizinha.

«É este o caminho que temos que começar a percorrer para a internacionalização da marca e é esta a melhor forma, estruturada e integrada, com os dez municípios a promoveram-se em conjunto e em diversas áreas. Trabalhar em conjunto e em rede. Isto é o que pretende a marca 100% Alto Minho", explicou Luís Ceia.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, e secretário da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e ex-autarca de Melgaço, Rui Solheiro, foram nomeados novos embaixadores da marca.

Os primeiros embaixadores nomeados pela CEVAL foram, o Duque de Bragança, Dom Duarte Pio, e o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito.

De acordo com Luís Ceia, e após o «sucesso» alcançado com a realização da primeira feira em Viana do Castelo, «cerca de meia centena de empresas da região manifestaram interesse em aderir ao selo 100% Alto Minho».

Integrada no projecto "Alto Minho INVEST", com o apoio de fundos do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), a primeira edição da feira temática foi organizada em parceria com a CIM Alto Minho, o Instituto Politécnico e a Câmara de Viana do Castelo.

Fonte: Lusa

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