segunda-feira, 1 de junho de 2015

Garrafas de vinho com rolhas de cortiça vão estar identificadas no rótulo


31 Mai 2015 < Início < Notícias

Novidade deixada pela ministra da Agricultura na inauguração da Feira Internacional da Cortiça (FICOR), em Coruche.
As garrafas de vinho vão passar a estar identificadas no rótulo com a informação de que estão vedadas com uma rolha de cortiça. A novidade foi adiantada pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, na tarde de 28 de Maio durante a inauguração da FICOR, que decorre até este domingo em Coruche.
A medida, sugerida em 2013 pela própria ministra, vai passar a ser uma realidade o mais breve possível após a aprovação do regulamento. Na opinião de Assunção Cristas, esta é uma forma de valorizar o produto e contribuir para a economia verde. "A cortiça valoriza o vinho e o vinho valoriza a cortiça", salientou.
No dia em que se iniciou a retirada de cortiça, Assunção Cristas lembrou que Portugal é o número um na produção e exportação de cortiça. Em 2014, foram exportados 846 milhões de euros em cortiça e, no primeito trimestre de 2015, as exportações estão já a crescer cerca de seis por cento face ao período homólogo do ano passado.
De passagem por Coruche, Assunção Cristas informou que o governo vai dar pela primeira vez apoio às associações de produtores para terem a possibilidade de financiar tudo o que são os serviços de aconselhamento florestal, nomeadamente para a criação de organizações comerciais de produtores florestais. "Temos medidas de apoio no PDR2020 que vão ter início em Junho e estarão disponíveis para candidaturas", explicou.
Aos agentes da fileira, confirmou a ilegibilidade da cortiça no âmbito de acções financiadas pelos fundos europeus para informação e promoção de produtos agrícolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário