sábado, 6 de junho de 2015

ONU: Novo chefe para meteorologia quer melhores alertas para desastres naturais


O novo chefe da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a meteorologia afirmou hoje que a sua prioridade é melhorar os sistemas de alertas dos desastres naturais resultantes das alterações climáticas.
O finlandês Petteri Taalas, que vai passar a dirigir a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que conta com 191 Estados membros, adiantou que estes sistemas estão aquém do desejável em muitos países.
"É evidente que todos já vimos (...) que os desastres relacionados com as condições meteorológicas estão a crescer", declarou à AFP.
"Temos mais furacões, mais marés vivas, mais inundações, mais secas e mais fogos florestais e mais dificuldades na agricultura", especificou.
"Espera-se que este crescimento continue e se intensifique nas próximas décadas", insistiu.
A eleição de Taalas ocorre quando se prepara uma conferência importante da ONU, em Paris, no final do ano, onde se pretende que, pela primeira vez, os Estados estabeleçam um acordo vinculativo sobre o aquecimento global, depois da desastrosa cimeira, em 2009, em Copenhaga.
O eventual acordo de Paris, que deverá entrar em vigor em 2020, terá como objetivo a limitação do aquecimento global até 2100 a um máximo de dois graus centígrados, em relação ao período anterior à Revolução Industrial.
Diário Digital com Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário