segunda-feira, 1 de junho de 2015

Sector avícola mundial sob pressão nos próximos meses devido a gripe das aves

01-06-2015 
 
O sector avícola mundial tem aido afectado directa e indirectamente pelo vírus da gripe das aves, que circula em vários países.

Tendo em conta que diversos factores pesam no mercado, como a força do dólar, que impediu as rações de baixarem como se esperava, a grande concorrência da carne de porco que atravessa um período de preços baixos e as restrições comerciais impostas por alguns países devido à doença.

Em alguns países como os Estados Unidos, o Brasil, África do Sul e Japão, nos quais a oferta está equilibrada com a procura, a indústria obteve vários benefícios. Outros países, como a China que implementou restrições ao comércio de aves de reprodução podem vir a ser afectados por uma menor oferta no próximo ano.

Por regiões as perspectivas são as seguintes: na União Europeia a recuperação das margens é leve, com melhorias na posição comercial devido á debilidade do euro e o possível levantamento das restrições comerciais relacionadas com a gripe das aves.

Nos Estados Unidos, apesar dos numerosos focos da doença, o sector de engorda não foi muito afectado, pelo que as margens continuam fortes como consequência de uma boa procura do mercado asiático.

O Brasil usufrui de uma boa posição competitiva no comércio mundial devido à debilidade do real brasileiro e às restrições impostas aos países com correntes, a Rússia passa por um mercado em baixa e com maiores custos de alimentação em curso.

Na China há menos casos da doença, mas continua a gerar um grande impacto, com as margens mais baixas dos últimos cinco anos, na Tailândia regista-se um excesso de fortes apesar das fortes exportações e na África do Sul as margens são boas, mas podem piorar com o possível regresso dos exportadores da União Europeia.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário