quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Açores reivindicam 45% das ajudas do sector do leite que venha a ser atribuído a Portugal


Setembro 08
14:06
2015

Após o anúncio de que 420 milhões de euros vão ser distribuídos pelos Estados Membros, para ajuda ao sector do leite, o Secretário Regional da Agricultura dos Açores não perdeu tempo e reivindica 45% do montante que venha a ser atribuído a Portugal, para os Açores.

Este pedido é justificado, pois os Açores produzem 30% a 35% do leite e 50% do queijo português e é uma região ultraperiférica.

O Secretário Regional, Neto Viveiros, reagiu, assim, à decisão do Conselho de Ministros de Agricultura considerando, no entanto, que esta decisão peca por tardia, pois o fim das quotas leiteiras implicou uma forte descida de preços, com graves prejuízos para os produtores.

Considera, também, que esta é uma má decisão, pois fica aquém do que o sector precisava para fazer face à forte crise que os produtores de leite atravessam.

A decisão da Comissão foi no sentido de distribuir o dinheiro, privilegiando os países que mais estão a sofrer, sobretudo devido ao embargo russo.

Isso vai favorecer, sobretudo, os Estados Bálticos e a Polónia. Portugal não foi directamente afectado pelo embargo russo, pelo que, vamos esperar para saber qual o montante que nos vai tocar.

Sem comentários:

Enviar um comentário