sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Dois novos satélites em órbita do Galileo


11-09-2015 08:52 | Mundo
Porto Canal com Lusa 

Paris, 11 set (Lusa) -- Dois novos satélites destinados ao sistema europeu de navegação Galileo foram colocados em órbita "com sucesso" hoje pelo vaivém russo Soyouz, anunciou a sociedade francesa aeroespacial.

Trata-se do 9.º e do 10.º satélites da constelação Galileo, que deve contar com 30 até 2020.

"A missão foi um sucesso completo. Hoje, é um sucesso para o Galileu", declarou Stéphane Israel, da Sociedade aeroespacial.

O vaivém Soyouz descolou do porto espacial europeu de Kourou, na Guiana francesa, a 10 de setembro na hora prevista, cerca das 23:08 locais (pelas 03:08 em Lisboa, já na madrugada de 11 de setembro).

Tudo decorreu como previsto e Fregar, o estágio superior do vaivém, largou os satélites na sua orbita a uma altitude próxima dos 23.500 quilómetros, três horas e 48 minutos depois de ter sido lançado.

"Com número cada vez maior de satélites em órbita e com a implementação de novas estações terrestres em todo o mundo, Galileo vai ter em breve cobertura mundial", estimou Jan Woerner, diretor geral da ESA citado em comunicado, acrescentando que se aproxima o dia em que a capacidade operacional de Galileo está completa e esse será "um grande dia".

Um projeto emblemático da Comissão Europeia, Galileo visa reduzir a dependência da Europa sobre o GPS norte-americano, melhorando os serviços prestados aos utilizadores graças à sua grande precisão em três domínios específicos: rodoviário, marítimo e agrícola, entre outros.

RCP // SB

Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário