terça-feira, 8 de setembro de 2015

PE vota proibição de clonagem de animais na UE e sua importação

07-09-2015 
 

 
O Parlamento Europeia vota na próxima terça-feira um projecto legislativo para proibir na União Europeia a clonagem de todo o tipo de animais de explorações, seus descendentes e produtos derivados, incluindo importações.

O Parlamento apertaram a proposta inicial da Comissão, com destaque para a elevada taxa de mortalidade durante todas as fases do processo de clonagem, assim como na preocupação dos cidadãos europeus pelo bem-estar animal e padrões éticos.

Tendo em conta que fora da União Europeia pratica-se a clonagem para pecuária, a norma assegura que seja ilegal importar animais, produtos para a sua reprodução, alimento e rações de origem animal de terceiros países caso o certificado de importação não prove que não são resultado de clonagem nem descendentes de um animal clonado.

A Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA), assinalou em 2008 numa informação que a saúde e o bem-estar de uma significativa proporção de animais clonados forma afectados, frequentemente de forma grave e com um resultado fatal, oque contribui para o baixo índice de eficiência da clonagem, de entre a 6 e 15 por cento para o gado bovino e 6 por cento para o gado suíno.

Os eurodeputados indicam que, segundo investigações sobre hábitos de consumo, os cidadãos da União Europeia rejeitam os alimentos procedentes de clonagens ou seus descendentes. A maioria também desaprova o uso da mesma para fins pecuários, por motivos de bem-estar animai e razões éticas.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário