terça-feira, 8 de setembro de 2015

Taxa de desaparecimento de florestas regista queda desde 1990


A superfície florestal no mundo continua a cair, mas nos últimos 25 anos a taxa de desaparecimento de bosques registou uma queda pela metade, afirma um relatório divulgado pela FAO, a Agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura.
«Embora à escala mundial a extensão das florestas continue a diminuir, ao mesmo tempo que avançam o crescimento demográfico e a intensificação da procura de alimentos e terras, a taxa de perda líquida de bosques caiu mais de 50% entre 1990 e 2015», revela o documento da FAO.
O documento foi divulgado na 14ª edição do Congresso Florestal Mundial, que acontece até sexta-feira na cidade sul-africana de Durban.
Apesar da boa notícia do relatório, a superfície florestal no planeta diminuiu em 3,1% nos últimos 25 anos, passando de 4,128 mil milhões para 3.999 mil milhões de hectares.
Isto significa que desde 1990 o mundo perdeu 129 milhões de hectares de floresta, uma superfície equivalente ao território da África do Sul, segundo a organização.
No entanto, o ritmo de mudança registou uma desaceleração de mais de 50% entre 1990 e 2015. Concretamente, a taxa anual de perda líquida de florestas (que inclui as plantações de bosques novos) passou de 0,18% nos anos 1990 a 0,08% nos últimos cinco anos.
As principais perdas aconteceram nos trópicos, em particular na América do Sul e África, mas as taxas de desaparecimento registaram fortes quedas nos últimos cinco anos, destaca o relatório.
A FAO adverte que a superfície de bosques seguirá provavelmente em queda, em especial nos trópicos, sobretudo pela actividade agrícola.

Sem comentários:

Enviar um comentário