terça-feira, 8 de setembro de 2015

CONFAGRI em protesto na manifestação de Bruxelas

07-09-2015 
 

 
A Engenheira Maria Antónia Figueiredo, Secretária Geral Adjunta da CONFAGRI e Vice-Presidente da COGECA (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia), juntamente com dezenas de agricultores portugueses ligados à CONFAGRI, dos sectores dos suínos, leite e lacticínios, bovinos e frutas, estão esta segunda-feira, 7/9/2015, em Bruxelas a protestar contra as políticas europeias que têm sido seguidas nos últimos tempos, e que estão a arruinar os agricultores portugueses. Trata-se de uma mega manifestação europeia, que se realiza no dia da reunião extraordinária do Conselho de Ministros em Bruxelas.

Esta manifestação é uma resposta à situação deplorável a que as Instituições Europeias conduziram os agricultores e as cooperativas agrícolas e pretende sublinhar o carácter sem precedentes a que se chegou.

Esta situação altamente penalizadora em especial para os sectores do leite e lacticínios, suínos, bovinos e frutas é o resultado das restrições impostas pela Rússia à exportações da União Europeia destes produtos desde 2014 e com continuidade em 2015.

Estamos assim, com as fronteiras do principal mercado de exportação da União Europeia fechadas. Os preços são inferiores aos custos de produção conduzindo a que alguns tenham que fechar aporta, uma vez que há muito produto na europa, e por isso os preços baixam.

O que não é aceitável é que os produtores estão a ser vítimas da política internacional, não tendo qualquer culpa ou intervenção.

Por outro lado, a desregulação da Política Agrícola Comum (PAC) nomeadamente o fim das quotas leiteiras em Março 2015,determinado pela Comissão Europeia, originou um desequilíbrio profundo entre a oferta e a procura no espaço europeu, o que contribuiu também para o abaixamento dos preços, sobretudo nos países periféricos como Portugal.

Os agricultores e as cooperativas agrícolas reclamam esta segunda-feira medidas urgentes e enérgicas à Comissão Europeia, Conselho de Ministros e Parlamento Europeu, no sentido de contrariar a profunda crise de preços que afecta estes sectores e que coloca em risco a sobrevivência de milhares de explorações, e um número significativo de postos de trabalho.

São necessários:

- apoios imediatos ao rendimento dos produtores pecuários

- medidas estruturais de regulação da oferta de leite na UE

- concessão de mandato politico do Conselho à Comissão, para negociar a abertura de mercados sujeitos a embargo sanitário nos suínos

- medidas de gestão de mercado como por exemplo preços de referencia que assegurem a viabilidade das explorações

- regulação da cadeia de valor agroalimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário