terça-feira, 8 de setembro de 2015

Carta sobre a aprovação de OGM’s


Setembro 04
12:32
2015

Várias organizações agrícolas e científicas da União Europeia (UE) enviaram uma carta aos Ministros da Agricultura dos Estados Membros, ao Comité do Ambiente do Parlamento Europeu  e, também, ao Comité Agrícola (Comagri), manifestando a sua grande preocupação das novas regras comunitárias para a aprovação dos OGM's.

A mensagem fundamental é que os agricultores devem ser livres para escolher qual tipo de sementes que querem utilizar, quer convencionais, ou OGM's, em função do que seja mais bem adaptado às condições de cultura.

Outro ponto importante prende-se com a proposta da Comissão para a autorização do uso de grãos OGM's para a alimentação animal, que quer dar poderes de decisão aos Estados Membros.

Esta proposta é altamente contestada, pois, a ser posta em prática, vai provocar graves distorções de mercado, sendo que privar os produtores de escolherem a melhor opção é ser muito negativo para o sector pecuário.

Relembraram que a UE é altamente dependente em proteína vegetal e que a proibição de comercialização OGM pode levar a uma ruptura de abastecimento, com consequências imprevisíveis para a produção animal.

Assim propõem:

1 – Rejeitar a proposta que dá poderes aos Estados Membros para decidir por si a utilização ou não de OGM's;

2 – Urgente regulamentação da aprovação, por parte da Comissão, de novos OGM's, de modo a dar a possibilidade de escolha e acesso ao mercado de todas as possibilidades a nível mundial aos produtores europeus;

3 – Desenvolver uma política pragmática e realista a nível europeu, para ajudar os agricultores e cientistas a usarem as melhores tecnologias e no interesse do correcto abastecimento do mercado, nenhuma tecnologia devia ser excluída. As decisões sobre as novas tecnologias não devem ser tomadas tendo como base a opinião de grupos de pressão;

Mais de vinte organizações europeias assinaram esta carta.

Sem comentários:

Enviar um comentário