terça-feira, 8 de setembro de 2015

Preço-referência do leite “deve subir com regras restritas”


Ontem 23:07 Ana Petronilho
Portugal defende que o preço-referência deve ser um critério a ter em conta na distribuição das verbas entre os Estados-membro. Alemanha, França e Itália têm a mesma posição.

Preço-referência do leite "deve subir com regras restritas"
O preço-referência do leite "deve subir de uma forma temporária e com regras restritas" e deve ser um critério a ter em conta na hora de distribuir os 500 milhões de euros entre os vários países. Esta é, de acordo com a ministra da Agricultura e do Mar, a posição de Portugal no apoio urgente de Bruxelas aos produtores agrícolas. Assunção Cristas - que falou ao Diário Económico depois da reunião extraordinária entre os ministros da Agricultura europeus que decorreu ontem - explicou que esta é, aliás, a mesma posição da Alemanha, França e Itália. A ministra ainda não tem uma previsão do valor que vai caber a Portugal e para a data de desbloqueio das verbas, frisando que o plano está ainda numa fase "embrionária".

Do pacote de 500 milhões para apoiar a produção agrícola, qual é a fatia para Portugal?

A Comissão Europeia não detalhou dois aspectos que para nós são relevantes: um tem a ver com a forma como esses 500 milhões se vão repartir nas várias medidas. Estamos a falar de medidas de apoio directo aos agricultores, por um lado, da vantagem privada por outro, medidas de promoção dos produtos do leite e dos produtos lácteos, quer no mercado interno quer no mercado internacional. Isso não foi explicado. Tão pouco foi explicado como é que os 500 milhões se repartem os apoios directos agricultores entre os diferentes países. 

Sem comentários:

Enviar um comentário