terça-feira, 8 de setembro de 2015

Preço do leite em queda na UE exige medidas urgentes

Ministros da Agricultura reunem-se hoje em Bruxelas para encontrar soluções para o fim das quotas

Produtores de leite manifestam-se em Bruxelas

D.R.
07/09/2015 | 00:01 |  Dinheiro Vivo

Hoje é um dia decisivo para os produtores de leite da Europa. Depois do fim das quotas, a 1 de abril, o setor vive uma crise sem paralelo. Só em Portugal, desde o início do ano, abandonaram a atividade cerca de 200 produtores, de acordo com a Federação das Cooperativas de Leite, a FENALAC.
O problema agudizou-se com o fim das quotas leiteiras, que originou um grande excedente de produto no mercado, esmagando os preços. Em junho, o preço em Portugal era de 0,288 euros/quilo. Mas não era muito melhor em Espanha: 0,294euro, ou Itália: 0,347euro.
De acordo com os dados do do observatório do mercado do leite, em junho, o preço médio da tonelada de leite era de 30 euros, uma quebra de 20% face ao mesmo mês de 2014, de 1,8% face a maio último e de 9% em relação à média dos últimos cinco anos.
As estimativas do observatório apontam para que o preço do leite cru continue a recuar nos próximos meses e tudo aponta para que os produtores enfrentem dificuldades de tesouraria.
Por todas as razões, os ministros da Agricultura dos 28 reunem-se hoje em Bruxelas, com o objetivo de encontrar medidas, a nível europeu, para enfrentar a crise. Nas ruas já estão os produtores de leite, representados por associações de vários países, incluindo de Portugal, em manifestações promovidas pelo "European Milk Board".

Sem comentários:

Enviar um comentário