sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Capoulas Santos volta à Agricultura


25 Novembro 2015, 13:20 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

Antigo ministro de António Guterres para a Agricultura, Luís Capoulas santos volta às funções de ministro da tutela, após 10 anos como deputado europeu.
Aos 64 anos, Luís Capoulas Santos vai entrar, pela terceira vez, na porta do Ministério da Agricultura no Terreiro do Paço, como governante. 

Nos Executivos liderados por António Guterres, exerceu o cargo de secretário de Estado da Agricultura (de 1995 a 1998) e de ministro da tutela, entre 1999 e 2002, depois da saída de Fernando Gomes da Silva e antes de Sevinate Pinto (2002 a 2004), que o sucedeu já na liderança governamental de Durão Barroso. 

Saiu do Governo em 2002, mas não deixou a área da agricultura, quando, a partir de 2004, foi eleito, pelo PS, para o Parlamento Europeu, onde esteve durante dois mandatos, com presença quase contínua nas comissões de Agricultura e das Pescas entre 2004 e 2014. 

Com Assunção Cristas, ministra da Agricultura do Governo de coligação PSD/CDS-PP, teve, desde Junho de 2011, uma relação "diplomática" por força, também, ter sido escolhido pelo hemiciclo de Estrasburgo, no último mandato, para representar o Parlamento Europeu na avaliação e negociação com a Comisão Europeia da última reforma da PAC - Política Agrícola Comum. A sua saída do PE, em 2014, contudo, quebrou aquela relação institucional e intensificou as cores políticas das partes. Os efeitos nacionais do fim das quotas leiteiras na União Europeia (1 de Abril deste ano), motivou a última troca de críticas entre Cristas, o PS e  Capoulas Santos. 

Como Edite Estrela, Correia de Campos e Vital Moreira, ficou, na Primavera de 2014, de fora da lista do PS às europeias. Em reacção, disse: "O meu perfil não se enquadra nas prioridades que foram definidas, mas reconheço que é uma boa lista, e a prova disso é que foi aprovada por unanimidade" pela Comissão Política Nacional do PS a 24 de Março do ano passado. 

Licenciado em Sociologia, antigo técnico superior de agricultura e deputado da Assembleia da República (1991 e 1995), é desde 2013, membro da Assembleia Municipal de Évora (Capoulas Santos é natural de Montemor-o-Novo, tendo sido vereador da Câmara em 1976) e preside actualmente à Federação Distrital de Évora do PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário