sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Copa-Cogeca estima um aumento de 30 por cento na colheita de azeite

 23-11-2015 
 

 
As novas estimativas do Copa-Cogeca relativos à colheita de azeite para este ano são positivos, mas ainda com muita preocupação devido ao plano para aumentar significativamente o contingente de importação livre de taxas de azeite da Tunísia.

O grupo de trabalho "Azeite" do Copa-Cogeca publicou, esta semana, os novos resultados para a colheita de azeite, destacando, no entanto, a grande preocupação em relação ao aumento do contingente de azeite provenientes da Tunísia.

O presidente eleito do grupo de trabalho, André Pinatel, declarou que a colheita deste ano cresceu 30 por cento frente aos níveis do ano passado, marcado por uma grande seca. A qualidade também é boa em muitos países e os produtores europeus progrediram muito na melhoria da qualidade dos seus procutos, verificando-se um aumento da produção de azeite virgem na União Europeia, referindo ainda a importância dos consumidores estarem bem informados sobre a boa qualidade dos produtos e sua origem.

No entanto, assinalou André Pinatel, existe uma preocupação relacionada com a proposta da Comissão Europeia, que consiste em conceder à Tunísia um acesso adicional ao mercado da União Europeia (UE) com um contingente livre de taxas de 35 mil toneladas de azeite por ano durante um período de dois anos quando a UE dispõe de quantidades suficientes de produtos de boa qualidade e os preços estão baixos.

Para além disso, a proposta abrange todos os tipos de azeite tunisino, que não devem cumprir as rigorosas normas fitossanitárias e ambientais importadas à produção europeias e, desde logo, competirem directamente com a mesma.

O responsável falou ainda da necessidade de criar medidas para combater a Xylella fastidiosa dos olivais. Uma doença muito grave, pelo que se deve reforçar a investigação para alcançar a sua erradicação e lembrou o facto de os agricultores que são obrigados a aplicar medidas de erradicação deveriam receber uma compensação pela perda d rendimentos.

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário