domingo, 22 de novembro de 2015

Tomate de indústria e maçã com produções recorde até final de Outubro

JORNAL I
18/11/2015 13:40

O tomate para indústria e a maçã atingiram os níveis de produção mais altos de sempre até 31 de Outubro, ao contrário da pera que deve registar perdas em torno dos 30%, indicam as previsões agrícolas do INE.

O mês de Outubro chuvoso e quente obrigou a algumas interrupções pontuais, mas não causou grandes constrangimentos no desenrolar dos trabalhos agrícolas, permitindo ainda recuperar as reservas hídricas, destacou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O tempo seco que se verificou ao longo do ciclo de desenvolvimento do tomate para indústria beneficiou esta cultura, que obteve uma produtividade próxima das 90 toneladas por hectare e deverá ultrapassar 1,7 milhões de toneladas.

Nos pomares de maçã, a escassez de precipitação foi ultrapassada por uma gestão adequada da rega, permitindo alcançar uma produção histórica superior a 300 mil toneladas.

No caso das peras, as previsões apontam para uma redução de 30% face a 2014, devido às condições climáticas adversas nos períodos de floração e vingamento e à presença de uma doença com o nome de estenfiliose, que impossibilita a comercialização dos frutos.

Já para os olivais as perspectivas são animadoras, prevendo-se um aumento de produtividade de 25% na azeitona para azeite e 15% na azeitona de mesa face a 2014.

As chuvas outonais foram também benéficas para o vinho, perspectivando-se um aumento de 10% da produção, e da castanha, que deve recuperar da fraca campanha de 2014, alcançando 24 mil toneladas (30% acima do ano passado).

A produção de girassol também aumentou, pelo quarto ano consecutivo (21 mil toneladas), ocupando muitas áreas antes ocupadas pelo milho, cuja produção voltou a cair (-21% face a 2014) e deve ficar pelas 713 mil toneladas, o nível mais baixo dos últimos quatro anos.

A produção de kiwi aumentou 5%, mas ficou, ainda assim, aquém das expectativas.

A falta de chuva não afectou a produção de amêndoa que deve atingir as nove mil toneladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário