segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Gigantes do agro-alimentar querem chegar a 100% de energias renováveis

Novembro 19
13:05
2015

Os colossos do agro-alimentar, tais como a Unilever e a Mars, anunciaram que o seu objectivo é chegarem a utilizar 100% de energia renovável no seu processo de fabrico.

Este objectivo é, também, partilhado por outros grupos do agro-alimentar, apesar das opções para atingirem este objectivo serem diferentes. Alguns estão apostados na biomassa, que começa a ser controverso, devido à sua concorrência com as culturas.

Os fabricantes de bebidas, por seu lado, têm vindo a fazer um esforço desde 1990, procurando fontes de energia alternativas, mais limpas, o que os levou a reduzir, até 2012, cerca de 22% na emissão de carbono.

A redução de emissões de carbono no sector agro-alimentar também tem sido possível devido aos investimentos feitos  numa melhor eficiência energética.

Neste momento, a grande aposta vem na produção de energia a partir de resíduos e lixo e algumas empresas já estão a produzir bio gás a partir destes produtos.

Não existe, no entanto, uma solução mágica e, hoje em dia, cresce o movimento que põe em causa os biocombustíveis, pois não aceita que se estejam a usar alimentos, que fazem falta para resolver o problema da fome no mundo, para os produzir.

Uma coisa é certa, todos estão apostados no desenvolvimento de combustíveis limpos de última geração, obtidos a partir de resíduos e desperdícios.

Sem comentários:

Enviar um comentário