quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Investigadores desenvolvem método que acelera crescimento do tomate



 23 Novembro 2015, segunda-feira

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington University em Saint Louis, nos Estados Unidos da América, desenvolveu um novo método que aumenta a produção de tomate em 80%. 
Os cientistas conseguiram aumentar em 82% a produção deste fruto em plantas que foram polvilhadas com um spray de nanopartículas. 
Os especialistas foram ainda mais longe ao dar origem a exemplares de tomates com um conteúdo de substâncias antioxidantes acima da média. 
A nova técnica, desenvolvida pela equipa de Ramesh Raliya e de Pratim Biswas, recorre a óxido de zinco e a nanopartículas de dióxido de titânio para aumentar a capacidade da planta absorver luminosidade e minerais, uma vez que o dióxido de titânio facilita a concentração de clorofila nas folhas do tomateiro. 
A junção da substância melhora e acelera o processo de fotossíntese. A inovação fez também disparar a quantidade de licopeno (a substância antioxidante que dá a cor vermelha às frutas e aos legumes) dos frutos produzidos por este método «em entre 80% a 113%», garante um dos responsáveis pela experiência, tornada pública no início de novembro de 2015. 
Os especialistas acreditam que a nova técnica pode ajudar a alimentar os nove mil milhões de pessoas que se estima que habitem o planeta em 2050, consumindo menos água e menos recursos energéticos. 
«Daqui por 100 anos, existirão mais cidades e menos terra cultivada, mas necessitaremos de mais comida», justifica Ramesh Raliya. 
Fonte: Jornal Metallomics

Sem comentários:

Enviar um comentário