terça-feira, 24 de novembro de 2015

Courgette – a cultura da moda


Novembro 12
10:06
2015

A courgette era até há alguns anos um legume praticamente desconhecido em Portugal. Neste momento, com as dietas alimentares, passou a estar na moda e é indicada por muitos nutricionistas como um bom substituto da batata, sobretudo para perder peso, aquando da elaboração das sopas.

Este súbito aumento do consumo motivou um aumento das importações, estando neste momento a agricultura portuguesa a responder a esta situação de mercado.

Neste momento existe um grande incremento da cultura na zona Oeste, sendo a cultura já considerada como a cultura da moda.

Esta cultura é fácil de fazer e é pouco dispendiosa, o que também a torna muito atractiva para os agricultores.

A cultura em Portugal só começou a ter expressão em 2011 e hoje situa-se ao nível das 20.000 toneladas em 655 hectares de cultura.

A resposta ao aumento do consumo foi de tal maneira rápida por parte dos agricultores, que, em 2014, já exportámos cerca de 11.800 toneladas, tendo sido importadas apenas 8.000 toneladas.

O Oeste tem óptimas condições para esta cultura, pois tem um clima muito ameno ao longo do ano, com pouco frio e poucas geadas no Inverno e sem temperaturas muito elevadas no Verão.

Parece, por isso, uma cultura com um bom potencial para desenvolvimento futuro na região.

Sem comentários:

Enviar um comentário