domingo, 22 de novembro de 2015

Em Bordéus investigam-se novas cepagens para fazer face ao aquecimento global


Novembro 17
15:03
2015

Bordéus é uma das regiões de maior prestígio vitivinícola da Europa e do mundo, mas, neste momento, os responsáveis locais do sector começam a ficar muito preocupados com o eventual efeito negativo que o fenómeno de aquecimento global possa vir a ter nas uvas produzidas e, consequentemente, na qualidade do vinho.

Para fazer face a esta situação, já está em marcha um plano de investigação para adaptar as vinhas às novas realidades climatéricas, que passa, necessariamente, pela introdução de novas cepagens.

As variedades mais precoces vão ser as mais atingidas e, dentro delas, está o Merlot, que ocupa uma grande parte da superfície de vinhas.

A ideia é de desenvolver bacelos que levem a produção de uvas de ciclo mais longo e as variedades que melhor se podem adaptar são o Cabernet Sauvignon e o Petit Verdot.

É, no entanto, necessário ir mais longe na investigação e, hoje, a grande aposta está no bacelo português "Tinto Cão", que é um bacelo utilizado nas vinhas do Porto.

Neste momento, muitos viticultores querem autorização para fazer ensaios em 1% a 2% da sua área de vinha, mantendo a denominação de origem do vinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário