terça-feira, 24 de novembro de 2015

Eurodeputados querem legislação para controlar as práticas comerciais desleais


Novembro 20
13:07
2015

No dia 12 de Novembro, o Comité de Agricultura do Parlamento Europeu (Comagri) votou, por 29 votos a favor, 9 contra e 2 abstenções, uma proposta da eurodeputada irlandesa Mairead McGuinness, que exige uma legislação europeia que acabe com as práticas comerciais desleais e abusivas, que exercem uma pressão enorme sobre os produtores, e que haja uma maior coordenação entre países nesta área.

Nesta proposta, lembra-se o acordo voluntário feito no âmbito do Fórum da Cadeia Alimentar em 2013, que foi assinado pela grande distribuição, mas que não teve qualquer efeito prático, pois era voluntário e nunca foi cumprido.

O COPA-COGECA regozijou-se com esta decisão, pois há muito tempo que vem denunciando as medidas comerciais abusivas e o poder opressivo que a grande distribuição exerce sobre os produtores.

Fica claro, de uma vez por todas, que medidas voluntárias não têm qualquer resultado e que é preciso legislação concreta que resolva este problema.

Vamos agora ver como reage a Comissão, uma vez que a medida que anunciou foi a da criação de mais um Fórum de Alto Nível da Cadeia Alimentar que, se for igual ao primeiro, só serve para a grande distribuição enrolar e atrasar decisões que venham a pôr fim a esta situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário