domingo, 22 de novembro de 2015

Situação do mercado agrícola europeu permanece critica

 19-11-2015 
 

 
Os presidentes da COGECA e do COPA alertaram os ministros da Agricultura da União Europeia sobre a tendência para uma baixa dos mercados agrícolas devido ao impacto do embargo russo às exportações.

A situação do mercado agrícola europeu permanece crítica, pelo que os representantes das duas organizações consideram ser necessárias medidas para aliviar a pressão nos sectores do leite e da carne de porco já no próximo mês de Dezembro e também para a simplificação da Política Agrícola Comum (PAC).

Na reunião de alto nível com a presidência luxemburguesa da União Europeia (UE), O presidente da COGECA (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia), Christian Pèes, destacou a importância do exercício de simplificação da PAC lançado pelo comissário europeus da Agricultura, Phil Hogan. Segundo Pèes, os procedimentos administrativos travam a inovação, a competitividade e a qualidade de vida.

Por conseguinte, o COPA e a COGECA transmitiram à Comissão Europeia (CE) uma lista global de propostas para simplificação da PAC, entre outras, ligadas às medidas "Greening", a norma das três culturas padrão, a definição de pastagem permanente e temporária e a ajuda ligada voluntária. Todas cruciais, segundo Christian Pèes, «para reduzir a burocracia e permitir aos agricultores continuarem a gerir o seu negócio».

Pèes instou ainda os ministros a permanecerem atentos nas conversações sobre o comércio internacional, lamentando os aumentos das tarifas impostos pela administração americana às exportações europeias de manteiga, considerando que demonstra a falta de compromisso por parte dos negociadores norte-americanos para concluir o acordo de livre comércio com a União Europeia (UE).

O presidente da COGECA, organização da qual a CONFAGRI faz parte, destacou ainda os benefícios de um acordo comercial global na Ronda de Doha sobre as conversações de liberalização do comércio mundial, acrescentando que os resultados da Conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Nairobi, entre 15 e 18 de Dezembro, serão decepcionantes.

O responsável pediu ainda à presidência da UE para fazer mais de forma a limitar as actividades de exportação das empresas estatais no Canadá e Austrália durante a Conferência ministerial.

Por seu lado, o presidente do COPA, Martin Merrild, declarou que é clara uma forte tendência em baixa no sector da carne de porco comunitário, em parte como consequência do veto russo às exportações e devido à falta de medidas a curto prazo para abordar a difícil situação do mercado, assinalando que o pacote de ajudas não basta para resolver os problemas no mercado da carne de porco.

Martin Merrild referiu também a sua preocupação em relação à situação do sector do leite europeu. Com a chegada do Inverno, o problema de liquidez agrava-se e os produtores estão sob pressão. O pacote de ajudas foi um passo na boa direcção para ajudar a melhorar a situação, pelo que se deve garantir que os Estados-membros aproveitem em pleno as medidas disponíveis, como por exemplo a possibilidade de antecipar os pagamentos directos aos agricultores, apelando a uma reflexão sobre o valor do nível do preço garantido pela rede de segurança da UE em tempos muito difíceis, concluiu o responsável.

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário