quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Fábrica de tomate em Mora processou 150 mil toneladas

23-11-2015 
 

 
A fábrica da Conesa Portugal, em Mora, no Alentejo, que produz derivados de tomate, cerca de 96 por cento dos quais para exportação, atingiu este ano a maior produção de sempre, ao transformar 150 mil toneladas de tomate.

«Esta fábrica existe desde 1966 e, este ano, fizemos a nossa maior campanha de sempre, em termos de volume», salientou à agência Lusa António Praxedes, um dos administradores da unidade industrial e responsável pela área agrícola da empresa.

Segundo o responsável, o anterior recorde de produção da fábrica tinha sido alcançado «há quatro anos», aquando do processamento de «113 mil toneladas de tomate». «Agora, ultrapassámos este número e atingimos as 150 mil toneladas», congratulou-se.

Esta fábrica de transformação de tomate, sediada na vila de Mora, no distrito de Évora, funcionou durante décadas como Sopragol, mas, há alguns anos, transformou-se na Conesa Portugal, após integrar o Grupo Conesa - Espanha.

Com um volume de negócios médio de 20 milhões de euros/ano, a fábrica produz derivados de tomate para indústria, sobretudo tomate triturado, concentrado e em cubos.

A matéria-prima é portuguesa, essencialmente de produtores «da zona de Évora», onde a empresa também possui uma exploração agrícola directa, «e do Ribatejo».

Sobre o aumento de produção, António Praxedes explicou que as condições climatéricas foram favoráveis e que, devido aos preços baixos de outras culturas, esta produção foi «mais rentável» para os agricultores.

«Portugal produz muito milho e arroz, mas os preços estão muito baixo e, então, devido a esta falta de alternativas culturais, o produtor optou pela cultura do tomate, que é mais rentável no momento», afirmou.

A unidade emprega 60 pessoas fixas, mas, nos meses da campanha, entre Julho e Setembro, em que o tomate é transportado para a fábrica e processado de imediato, tem «mais cerca de 250 trabalhadores temporários», disse.

Em Portugal, que tem «um dos melhores climas do mundo para a cultura do tomate», fica «menos do que cinco por cento da produção» da Conesa, que exporta quase todo o seu produto.

«Exportamos praticamente 96 por cento da nossa produção. O tomate produzido em Portugal é dos mais doces do mundo e de alta qualidade e conseguimos ser concorrenciais em termos mundiais», destacou António Praxedes.

A empresa, que prevê futuramente aumentar a capacidade da fábrica de Mora, num investimento que «não deverá ser inferior a cinco milhões de euros», vende para países como Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Polónia, Eslovénia, Suíça, Arábia Saudita ou São Tomé e Príncipe, entre outros.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário