terça-feira, 5 de julho de 2011

Sonae compra mil milhões a produtores nacionais

Reportagem
Sónia Santos Pereira
05/07/11 07:48

O Clube de Produtores Sonae tem crescido em membros e áreas de
actividade. As compras seguem esta tendência.
"É um casamento feliz." As palavras são usada pela presidente do Clube
de Produtores Sonae (CPS), Eunice Silva, para caracterizar uma relação
com mais de 13 anos entre a agro-pecuária portuguesa e a cadeia de
lojas alimentares Continente, que neste período já se materializou em
compras de mais de mil milhões de euros de produtos nacionais. Só no
ano passado, o Clube de Produtores comprou 123 mil toneladas ou 170
milhões de euros, um aumento de 9% em volume e de 19% em valor face a
2009.

Eunice Silva realça que a Sonae garante 87% do seu abastecimento na
área dos perecíveis (frutas, legumes, carnes, peixes) em Portugal. O
Clube de Produtores Sonae, com 231 membros que respondem por 1.559
produtores, integra uma rede mais vasta de 800 fornecedores nacionais.
No ano passado, o grupo Sonae comprou aos seus fornecedores
portugueses produtos no valor de 671 milhões de euros para abastecer
as 170 lojas Continente.
Os números são elucidativos: 90% dos legumes, 65 a 70% das frutas, 75%
da carne de suíno e de ovino e 95% da carne de aves que abastecem as
lojas Continente são produzidos em Portugal. Como frisa a responsável,
são operações que "contribuem para a economia nacional e para o
fomento do emprego". Aliás, o CPS nasce do "desfasamento que havia
entre a produção e a distribuição", explica Eunice Silva.
"Não tínhamos o que precisávamos e os produtores deitavam fora os
produtos", recorda. Com a criação do CPS, em 1998, tornou-se possível
aliar os interesses de abastecimento da Sonae com os dos produtores.
Com o apoio de uma equipa de gestores agrícolas da Sonae, os
agricultores começaram a produzir de acordo com as necessidades das
lojas e do gosto do consumidor. Como realça Eunice Silva, a garantia
da Sonae que vai comprar determinada produção (são feitos
contratos-programa a cada campanha) dá ao produtor segurança de
escoamento e margem para crescer. E permite ao grupo de Paulo Azevedo
assegurar produção nacional nas suas lojas.
O selo do CPS é uma garantia de produção nacional, mas também de um
acompanhamento estreito da produção. Para Eunice Silva, o logótipo do
CPS "garante que é um produto nacional, uma série de condições de
segurança alimentar e um acompanhamento, no caso das carnes, desde que
o animal nasce até ao abate". Ao nível das frutas e legumes,
exemplifica, o método seguido é de protecção integrada, "um meio
caminho para a produção biológica, pois existe um grande controlo dos
pesticidas e herbicidas, tornando o produto mais saudável e
preservando melhor o ambiente".
O CPS integra membros de áreas que vão desde as horto-frutícolas, à
carne, charcutaria, panificação, pescado, doces e compotas, azeite e
leite. Eunice Silva revela que, em breve, deverão integrar o clube,
produtores de arroz e de vinhos.

http://economico.sapo.pt/noticias/angelo-pauperio-e-o-gestor-de-equilibrio-dentro-da-sonae_122022.html

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