terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Almeida Henriques: "Alqueva é prioritário para o Governo"

Regional | 07:00 | 05-12-2011

Secretário de Estado da Economia, Almeida Henriques, esteve no distrito de Beja, para visitar o Lagar do Sobrado, no concelho de Ferreira do Alentejo, e garantiu que "Alqueva é prioritário para o Governo".

"Alqueva é prioritário para o Governo" foi a garantia que o secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional deixou na visita que efectuou, na passada sexta-feira, ao Lagar do Sobrado, do grupo espanhol "Ancora", no concelho de Ferreira do Alentejo. Almeida Henriques explicou que "Portugal conseguiu, junto de Bruxelas, um adiantamento de 10 por cento dos auxílios, que vão permitir diminuir a comparticipação do Estado para 5 por cento e ao Governo reprogramar os investimentos para aquilo que considerar prioritário".

Neste contexto Almeida Henriques frisou que "o Governo está empenhado em concluir Alqueva que é", nas suas palavras, "um projecto estratégico para a região", assim como, tirar do mesmo, "o máximo partido".

Do grupo espanhol "Ancora" falou o director e gerente Brígido Sánchez, chamando a atenção para a necessidade de ser "imperioso que as metas para Alqueva se cumpram". "Caso contrário", referiu também, "muitos investimentos poderão ficar comprometidos se a água não chegar e se o Alentejo tiver que enfrentar períodos de seca".

Recorde-se que o Lagar do Sobrado pertence ao grupo espanhol "Ancora", que explora 1.861 hectares, no concelho de Ferreira do Alentejo, que se dedica à produção de azeitona, de azeite e respectiva comercialização. Trata-se de um grupo que estima para a campanha de 2011-12, em termos de vendas, conseguir realizar 11 milhões de euros, em que 80 por cento da produção é canalizada para o mercado externo. Estamos a falar ainda, de uma das maiores unidades industriais na produção de azeitona e azeite de toda a Península Ibérica.

http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/46830

Sem comentários:

Enviar um comentário