segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Marcas próprias já pesam 36% nas vendas dos supermercados

Retalho

Dírcia Lopes
05/12/11 00:05



A marca Continente, do universo Sonae MC, garante que o segmento das marcas próprias está em expansão e já representa 28% das vendas.




Pingo Doce, Continente e Auchan estão a apostar mais nas marcas próprias, com preços inferiores às marcas de fabricante.

Belmiro de Azevedo lançou os números em jeito de desafio: "Dentro de quatro a cinco anos, admitimos que metade daquilo que se vende já serão marcas da distribuição", adiantou o 'chairman' do grupo Sonae. E a meta, apontada há pouco mais de um mês, parece cada vez mais perto de se concretizar. Pingo Doce, Continente e Auchan (que detém o Jumbo) confirmam a aposta crescente nas marcas próprias, que surgem no mercado a um preço mais baixo face às marcas de fabricante.


As três principais cadeias contactadas pelo Diário Económico alinham na mesma perspectiva: o actual período de abrandamento económico e de contracção de consumo são uma oportunidade de crescimento para este segmento. Até agora, "a quota das marcas de distribuição (MdD) é de 36%, dados do primeiro semestre de 2011", esclarece a directora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Ana Isabel Trigo de Morais. "O aumento face ao período homólogo foi de três pontos percentuais. Embora seja uma percentagem significativa, há mercados mais maduros, como é o caso de Inglaterra, onde as MdD rondam os 50%".

O Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins, assume que, nos primeiros nove meses deste ano, os produtos de marca própria já "valem cerca de 40% das vendas, tendo crescido cerca de três pontos percentuais face a 2010". Já na marca de 'cash & carry' Recheio, o peso é de 20% e na cadeia que detém na Polónia, a Biedronka, é de 55%.

http://economico.sapo.pt/noticias/marcas-proprias-ja-pesam-36-nas-vendas-dos-supermercados_132935.html

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