terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cortiça portuguesa faz sucesso em Nova Iorque

O trabalho desenvolvido na Corque Design valeu à designer portuguesa
Ana Mestre um destaque na revista
norte-americana «Wired». A conceituada publicação elegeu quatro peças
de mobiliário de cortiça da marca portuguesa, entre os 15 do ano
dentro da categoria de «Eco e Eficiência». Estão em exposição até 23
de Dezembro, numa loja na Times Square.
Uma mesa, duas cadeiras e um conjunto de bancos em cortiça foram as
quatro peças criadas por Ana Mestre e escolhidas pela «Wired» entre as
melhores 15 do ano dentro da categoria de «Eco e Eficiência».
Além, da publicação este mês na conceituada revista, as peças também
disponíveis para venda através do site daquela revista de referência
norte-americana, algo que, refere Ana Mestre, dá "enorme visibilidade
em termos de consumidor final" nos Estados Unidos.

Os produtos eleitos pela revista estão expostos numa loja temporária
em plena Times Square, em Nova Iorque, até dia 23 de Dezembro. Quem
por lá passar, vai poder entrar em contacto com algo bem português: a
cortiça. Os quatro produtos distinguidos pela Wired estão na zona de
lounge de uma loja-exposição criada pela revista, ao lado de invenções
como detetores de movimento para jogos de computador ou robôs para a
limpeza doméstica.
"A Wired é muito conhecida pela componente tecnológica, de inovação
relacionada com a tecnologia, mas é interessante porque na pesquisa
destes produtos, que quiseram nomear como produtos do ano, não
descuraram a componente da sustentabilidade", disse à Agência Lusa a
designer e empresária portuguesa de 33 anos, que esteve em Nova Iorque
a preparar a exposição das peças de mobiliário.
"Penso que viram na Corque essa ligação entre processos tecnológicos
que existem - e que olhando para as peças eventualmente passam
despercebidos - integrado com a componente de sustentabilidade que tem
a cortiça", acrescentou.
Empresa pioneira na área do design sustentável que usa a cortiça como
matéria-prima, a Croque Design já tinha merecido destaque no «The New
York Times». Na edição de 9 de Novembro, o jornal norte-americano
publicou um artigo intitulado «Cork Furnite From Portugal» (Mobiliário
de Cortiça de Portugal, em português), sobre o trabalho da designer
portuguesa. Vários dos seus produtos incluírem o catálogo das lojas do
Museum of Modern Art de Nova Iorque e foram apresentadas durante a
semana de design da cidade, em Maio.
"A partir da Semana do Design começamos a ter uma série de contactos
de distribuidores e do consumidor final. Fomos aumentando as vendas
lentamente e sustentavelmente", explicou à Lusa. A empresária, que
criou a Corque a partir do estúdio e consultoria Susdesign, baseado em
Lisboa, já prepara uma nova colecção e a presença na Semana de Design
de Nova Iorque do próximo ano.
http://www.mundoportugues.org/content/1/10074/cortica-portuguesa-faz-sucesso-nova-iorque/

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