quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sonae e Jerónimo Martins querem vender mais produtos nacionais

Retalho

Dírcia Lopes
19/01/12 07:20

Retalhistas contestam críticas de falta de apoio aos fornecedores e
salientam as vantagens de comprar em Portugal.

Depois da polémica em torno do elevado peso da importação nas compras
das cadeias da grande distribuição, Jerónimo Martins, Sonae e Auchan
reafirmaram ontem, no IV Congresso da Associação Portuguesa das
Empresas de Distribuição, a aposta nos produtos nacionais. E foram
unânimes em assumir que qualquer retalhista tem preferência em comprar
no mercado local.

O presidente da comissão executiva do grupo Sonae, Paulo de Azevedo -
que detém a marca Continente -, lembrou que já precisou de "comprar"
produtos em Portugal e não encontrou "nem em quantidade nem
qualidade". O gestor aproveitou ainda para responder às queixas dos
produtores portugueses que afirmam não conseguir vender às retalhistas
em Portugal, para dizer que "é uma boa notícia que seja mais fácil
exportar, porque isso quer dizer que já enchemos a distribuição com
fornecedores portugueses".

A marca Continente garante que, nos primeiros nove meses de 2011,
comprou 80% dos produtos perecíveis e mercearia - ou seja, cerca de
508 milhões de euros - a produtores portugueses. O valor total das
compras no mercado português em 2011 ainda não está fechado, mas a
tendência de crescimento terá sido mantida. O Clube de Produtores
Continente, que conta com 245 membros, foi responsável pela aquisição
de 96 mil toneladas de produtos até ao terceiro trimestre de 2011.


http://economico.sapo.pt/noticias/sonae-e-jeronimo-martins-querem-vender-mais-produtos-nacionais_136209.html

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